Quantcast
Channel: A VOZ DA RAPOSA
Viewing all 1272 articles
Browse latest View live

MARANHÃO ELEIÇÕES 2018: DE OLHO EM ELEITORADO LGBT, DEPUTADO MAURICINHO PROPOE MEDALHA A PABLO VITTAR

$
0
0
Neto Evangelista mostra total desconhecimento da Cultura do Maranhão 

Indicação dele que propõe medalha a Vittar tem objetivo claro: o eleitorado Trans do cantor.


Neto Evangelista quer que o público que acompanha o cantor Pablo Vittar no estado se converta em seu eleitorado em outubro. Neto vem flutuando no poder há anos. 

À sombra de João Evangelista conseguiu se eleger deputado, mas não esconde o despreparo na função pública. 

O deputado que até hoje não apresentou um projeto sequer de relevância ao Maranhão, tem estado de cidade em cidade operando na  lógica do oportunismo, especialmente em São José de Ribamar, onde forasteiro,  posa de bibelô do prefeito. 

Dentro desse cenário biográfico duvidoso, a catapultada carreira política  de Neto Evangelista agora confronta-se com os valores culturais basilares do Maranhão. 

Ele alega em sua proposição desdenhosa, equivocada que Vittar presta grande contribuição aos movimentos culturais do estado. 

Da década de 90 para cá existiram apenas quatro  movimentos exponenciais da Cultura local entre musicais e literários, dos quais em nenhum Vittar participou. 

A carreira de Pablo Vittar não representa o Maranhão em nenhum aspecto. É apenas um voo pessoal, solitário de um artista que está contextualizado na indústria e no mercado fonográfico. Embalado que é por modismos passadiços. 
Resultado de imagem para NETO EVANGELISTA


Portanto , Neto Evangelista comete uma das maiores gafes de homem público já registradas por estas plagas nos últimos 10 anos . 

Ele tinha obrigação de conhecer , e a fundo , a história cultural do Maranhão. Saiu pela culatra: com esta demonstração de embrutecimento, politicalha e insensibilidade deixa no presente momento o eleitorado maranhense de orelha em pé. 


E João do Vale remexendo-se no caixão.




Fonte: Baluarte

Flávio Dino pretende anunciar Macieira na chapa ao Senado para agradar o PT

$
0
0
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), tem enfrentando um verdadeiro dilema na escolha da segunda vaga ao Senado para compor sua chapa. O primeiro escolhido foi o deputado federal Weverton Rocha (PDT).
A segunda opção de Flávio tem sido disputada pela deputada federal Eliziane Gama e pelo PT, que tem pressionado o governador com o apoio da direção nacional da legenda.
Os petista já botaram à disposição do comunista dois nomes: o do ex-secretário de Esporte, Márcio Jardim e do ex-presidente a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Mário Macieira.
Nos bastidores, comenta-se que Flávio Dino pensa em escolher Macieira pela relação antiga de amizade e de confiança, além também de já ter sido seu sócio em um escritório de advocacia. A escolha por Márcio Macieira agradaria direção estadual do PT.

Fonte: Luis Pablo

Com números expressivos no combate ao crime, delegado Gabriel Tersi deixa o comando da Delegacia de Polícia Civil de Santa Luzia do Paruá

$
0
0
Em dois anos, a equipe da Polícia Civil de Santa Luzia do Paruá, sob o comando do Delegado de Polícia Gabriel Tersi, apresentou resultados excelentes. Foram mais de 250 inquéritos policias concluídos com indiciamento, ou seja, após o término das investigações, o caso foi desvendado e os autores do crime identificados.


Desses 250 inquéritos, 84 foram por meio de portaria, situação em que a investigação tem seu início e fim sob as atribuições da Polícia Civil. Outra parcela significativa diz respeito aos autos de prisão em flagrante realizados pela Polícia Civil durante esse período, que atingem aproximadamente a metade do montante total.


Além disso, inúmeros pedidos de prisão foram feitos pelo delegado ao Poder Judiciário, dos quais ele esteve presente para cumprir boa parte deles.


O trabalho de prevenção e conscientização nas escolas públicas da cidade também foi prioridade nesse período.


Sem distinguir classe social, profissão ou partido político, deu estrito cumprimento a lei, conduzindo e, por vezes, autuando, do pobre ao rico, do agricultor ao empresário, do partido de posição ao partido de oposição, tratando todos de maneira igualitária.


O Delegado foi transferido, a pedido, para a cidade de Viana, onde assumirá o 1° Distrito Policial.

Juiz Osmar Gomes autografa “Lembranças e Emoções” nesta 5ª feira no Feijão de Corda

$
0
0
Titular da 1ª Vara do Júri  da Comarca  de São Luís, o juiz Osmar Gomes dos Santos faz sua estreia na literatura nesta quinta-feira (7), quando reúne convidados, a partir das 19 horas, no restaurante Feijão de Corda, na Avenida Litorânea, para autografar o livro “Lembranças e Emoções”. Pelo título e a ilustração da capa, retratando garotos numa animada pelada, o autor, menino paupérrimo oriundo da  Baixada, nos leva a pensar inicialmente ser uma autobiografia. Nada disso.
 
“Lembranças e Emoções,” na realidade é uma obra de poemas, e o escritor destaca que ali,  deságua  em saudades. “São lembranças de uma infância pobre, são memórias de uma vida permeada de dificuldades. A biografia deve sair no próximo mês de setembro, mas nesse livro estão retratados, através da poesia,  os percalços de um menino órfão de pai aos 4 anos de idade, mas que conseguiu superar muitos entraves através dos estudos, da luta e da perseverança.       ”, afirma.

A EPOPEIA DA FAMÍLIA SANTOS

Para entender as lembranças a que o magistrado se refere, é necessário conhecer sua origem e a verdadeira epopeia dele, de sua mãe, Maria Gomes dos Santos, que, aos 90 anos esbanja lucidez e dos irmãos Pedro Gomes (primogênito) que foi vereador em Cajari, Raimundo José, também ex-vereador, Lúcia Gomes, formada em matemática, Zuila Gomes, pedagoga e Jurandir Gomes, gerente de banco.

Nascido em 25 de março de 1962, no povoado Enseada Grande, no município de Cajari, Osmar ficou órfão do pai, José Basílio dos Santos, quando tinha apenas 4 anos de idade, em 1966. Dona Maria Gomes, se viu entre a cruz e a espada. Viúva e com seis filhos, teve, como alternativa de sobrevivência, se transformar em quebradeira de coco.

Mas a família foi dividida, porque Pedro veio Para São Luis, tentar a vida, enquanto os outros foram para casa de parentes na cidade de Matinha, ficando apenas Osmar e Zuila em Cajari, em companhia da mãe. O cenário começou a ser modificado quando Pedro, com muito sacrifício, conseguiu construir um casebre no São Francisco, por trás do Sistema Mirante.

A família voltou a se reunir, quando, através de um aviso pela Rádio Difusora, no programa Debaixo do Pé do Cajueiro, apresentado pelo saudoso Jairzinho da Silva, Pedro chamava a mãe e os irmãos para virem morar na capital.

Quem nunca fez uma viagem de lancha da região da Baixada para São Luis não pode imaginar tamanha aventura. E foi alimentados pela fé e trazendo praticamente apenas a esperança na bagagem, que Osmar, a mãe e os demais irmãos embarcaram, de Penalva  na lancha Ribamar, de propriedade de Neném Froz para São Luis.

Uma viagem de três dias e três noites, onde os passageiros se misturam a porcos, bodes, galinhas, patos, cavalos, bois e outras mercadorias, sob um nauseabundo odor proveniente das fezes desses animais, com o cheiro de querosene e óleo. 

Mulheres e crianças mareadas costumam vomitar à exaustão e submetidos a um medo aterrorizante, na travessia do temido canal do Boqueirão, que serve de cemitério para dezenas de embarcações.

“Chegamos exaustos, mas felizes, porque voltamos a estar juntos”, diz Osmar, que começa, a partir daí a sua história de lutas e de conquistas. No dia seguinte  teve sua primeira ocupação em São Luis. Jornaleiro, levado por um parente conhecido como Pedro Bó. Diz que vendeu O Imparcial, o Estado e Jornal Pequeno e, aos domingos, ia vender pão cheio na praia da Ponta D’Areia. Também vigiava veículos após a venda dos pães cheios.

PROMOÇÃO/AJUDANTE DE PEDREIRO

Já com uma certa ironia, Osmar Gomes ressalta que, aos 11 anos foi promovido para ajudante de pedreiros, tendo ajudado a erigir muitas das residências que ficam localizadas por trás do Bom Preço, na região do Renascença. “Não me transformei em pedreiro profissional porque esse não era meu objetivo, uma vez que sempre trabalhei, mas estudava com afinco”, assinala.

O esforço nos estudos tiveram resultados rapidamente. Aos 17 anos, foi aprovado no vestibular para o curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Dos  25 aprovados, foi o único oriundo de escola pública, lembrando ter sido aluno do extinto CEMA da Avenida Kennedy, para onde ia a pé do São Francisco.

Ele foi líder e orador oficial dessa turma  que iniciou em 1982 e concluiu o curso em 1986. Lembra que dela saíram muitos delegados, como Tibério, Tinoco, Joviano Furtado, Naasson Salmon, Robson Rui, além de juízes como José Américo, Joseane, Lewman Moura, além de destacados advogados que foram atuar  nas mais diversificadas áreas do Direito.

“Nossa turma é destacada. Eu, por exemplo, posso dizer que obtive muitas vitórias. Me casei há 33 anos com a Maria Félix, que é formada em Letras e em Direito. Nossos filhos, o Osmar Filho é advogado e vereador, se elegeu recentemente presidente da Câmara Municipal e a Bianca é advogada militante.

CARREIRA

Visivelmente emocionado nessa conversa com o jornalista Djalma Rodrigues e o fotógrafo Ribamar Celedônio, ele lembra que após a conclusão do curso, prosseguiu estudando e foi chefe do Departamento Jurídico do Bradesco, na região Maranhão Piauí, tendo sido aprovado em concurso para o cargo de delegado de Polícia, em 1990, havendo exercido os cargos de  Assessor Chefe e Coordenador de Polícia Especializada da Secretaria de Segurança.

Ainda como delegado, foi convidado, no início da década de 1990, pelo então presidente da Câmara Municipal de São Luis, o saudoso João Evangelista, para assumir  o cargo de secretário chefe de Gabinete daquela casa parlamentar. 

Posteriormente foi procurador-adjunto daquele poder, e logo em seguida foi aprovado para o concurso de juiz. Em 1992, disputou a prefeitura de Cajari.

FILHO PRESIDENTE

 O autor lembra aos interlocutores, que  Osmar Filho, presidente eleito da Câmara, tinha apenas 5 anos de idade e já frequentava aquela Casa, quando ele (pai), era secretário chefe de Gabinete. Destaca que a  primeira eleição dele foi com total apoio da família, mas, posteriormente passou a cuidar de sua vida política, tendo sido ,posteriormente, o mais  votado. Foi, também,  secretário de Articulação Política do  prefeito Edivaldo Holanda Júnior e  chegou à presidência pela boa articulação entre seus pares.

O juiz Osmar Gomes  atuou em várias comarcas do interior, como é praxe na carreira,  e foi, a convite da então corregedora geral de Justiça, desembargadora Nelma Sarney,  diretor geral  do Fórum Desembargador Sarney Costa, da Comarca da Capital.

Tem pós graduação em Direito Civil, Direito Constitucional,  é doutorando em Ciência Jurídicas e Sociais pela (UMSA), já tendo publicado, pela Editora Ática, o Manual Prático do Candidato a Cargo Eletivo. 

É membro da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, da Academia Ludovicense de Letras, do Instituto Brasileiro por um Planeta Verde, da Associação Brasileira de Juízes e Promotores Eleitorais e có-autor do projeto “Testemunhar é um Ato de Cidadania”- inscrito no Inovare.  Está inscrito no curso de mestrado em Garantismo e Processo Penal, da Faculdade de Girona, na Espanha. 

É autor de vários artigos publicados em matutinos locais.
Exemplos de luta e perseverança marcam as vitórias desse juiz, agora inserido no grupo de escritores maranhenses. Ele acrescenta ainda que a poesia é um dos atributos que levaram São Luis a ser conhecida como a Athenas Brasileira. Além da biografia, destaca que tem outras três obras a serem lançadas muito em breve. É aguardar.


Por: Djalma Rodrigues

Em Itinga, lideranças se reúnem em apoio a Márcio Honaiser

$
0
0
O prefeito de Itinga, Lúcio Flávio, ao lado do ex-prefeito Pimentel, promoveu na quarta-feira, 6, grande reunião para confirmar seu apoio a Márcio Honaiser, pré-candidato a deputado estadual.

Em discurso, o prefeito Lúcio destacou a importância de Honaiser para as conquistas de seu primeiro ano de mandato. "Muito importante reunir tantas pessoas em torno de um projeto como o do Márcio, que já fez tanto pelo Itinga, intercedendo junto ao nosso governador para que conseguíssemos equipamentos, obras importantes como o restaurante popular, a reforma da praça, o Mais Asfalto e tantos outros benefícios que ainda estão chegando. Este é um reconhecimento a quem já fez tanto pelo nosso município", disse.

Mais de 500 lideranças de Itinga, Açailândia e região participaram do encontro, incluindo vereadores, representantes de entidades de classe, como os moveleiros, produtores, trabalhadores rurais e demais segmentos da sociedade. O presidente do PDT de Itinga, Edinho do Posto, também estava presente, reforçando o apoio do partido, do qual Márcio faz parte há 30 anos.

"Toda as vezes que estivemos em São Luís, Márcio estava de portas abertas, por isso, em nome da Câmara Municipal damos as boas vindas a ele e pode contar conosco", disse o presidente da Câmara, vereador Max. 

O projeto de Márcio Honaiser vem ganhando adeptos em todo o Maranhão, para além do Sul do estado, sua região de origem, muito por conta de seus mais de 30 anos de militância no PDT e do reconhecido trabalho realizado à frente da Sagrima.

BOM JARDIM: SEGUE O COMBATE À CORRUPÇÃO

$
0
0
Christianne Varão (PEN) teve no último dia 04 (segunda feira), seu nome envolvido na suposta “MÁFIA DO COMBUSTÍVEL DE BOM JARDIM”. Em decisão proferida pelo juiz de direito da comarca de Bom Jardim – MA, Dr. Bruno Barbosa, terminou o bloqueio imediato de bens imóveis, veículos e valores depositados em contas bancárias da mencionada vereadora. Fato novo é que vieram à tona supostos recibos de abastecimentos de carros da vereadora, com combustível do município. A mencionada “MÁFIA DO COMBUSTÍVEL DE BOM JARDIM”, segundo a justiça era chefiada pelo atual prefeito Francisco Araújo e seu irmão Ayrton Araújo (secretário de finanças).
 
O blog entrou em contato com a parlamentar e a mesma disse: “Não fiz parte, não fui arrolada nesse processo intitulada como” máfia do combustível”, só que dois suplentes inconformados com vossas derrotas, entraram com uma ação popular na justiça, nada mais é do que vontade de está nos nossos lugares, mas para isso eles tinham que se eleger, e ficam a todo custo querendo ocupar o cargo de vereador. Inclusive eles entraram com o pedido também do nosso afastamento, só que foi negado, já estou providenciando minha defesa”. Disse a parlamentar.
 
Após uma suposta manobra, sem sucesso, para escapar das garras da justiça, a vereadora Christianne Varão (PEN) teve no último dia 04 (segunda feira), seu nome envolvido na suposta “MÁFIA DO COMBUSTÍVEL DE BOM JARDIM”. Em decisão proferida pelo juiz de direito da comarca de Bom Jardim – MA, Dr. Bruno Barbosa, terminou o bloqueio imediato de bens imóveis, veículos e valores depositados em contas bancárias da mencionada vereadora. Fato novo é que vieram à tona supostos recibos de abastecimentos de carros da vereadora, com combustível do município. A mencionada “MÁFIA DO COMBUSTÍVEL DE BOM JARDIM”, segundo a justiça era chefiada pelo atual prefeito Francisco Araújo e seu irmão Ayrton Araújo (secretário de finanças).

O blog entrou em contato com a parlamentar e a mesma disse: “Não fiz parte, não fui arrolada nesse processo intitulada como” máfia do combustível”, só que dois suplentes inconformados com vossas derrotas, entraram com uma ação popular na justiça, nada mais é do que vontade de está nos nossos lugares, mas para isso eles tinham que se eleger, e ficam a todo custo querendo ocupar o cargo de vereador. Inclusive eles entraram com o pedido também do nosso afastamento, só que foi negado, já estou providenciando minha defesa”. Disse a parlamentar.

Dia dos Namorados no Viva Raposa

Prefeitura de Raposa recupera vias de acesso ao porto da Vila Laci

$
0
0
Para promover a mobilidade e dar melhores condições de acesso aos moradores, pescadores e garantir o acesso do sistema de segurança, o poder público municipal está executando a urbanização das ruas que dão acesso ao porto do bairro Vila Laci. Nessa localidade está sendo executado, atualmente, o serviço de terraplanagem, e posteriormente será colocada uma camada de pedras britas com a finalidade de que o solo fique compacto e firme, para enfim, receber a última etapa do serviço de urbanização.
Com investimentos em obras de drenagem, pavimentação, sinalização das vias e serviços de iluminação pública, a Prefeitura de Raposa tem avançado no trabalho de melhoria da infraestrutura urbana. As mudanças vêm sendo promovidas com serviços executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, e por meio de parceria com o Governo do Estado, através do programa Mais Asfalto. Os investimentos contemplam grandes áreas da cidade como a região do Alto do Farol, Porto do Braga, Rua da Paz, Rua da Lama, Av. Cafeteira, Av. São Sebastião, Rua do Porto Manoel Diano, Vila Maresia, Jussara e outros.

O secretário municipal de infraestrutura, Fabrício de Oliveira (Diovo), afirma que o investimento em infraestrutura é uma das prioridades da gestão da prefeita Talita Laci - PCdoB. "Temos mais de 40 bairros em Raposa e estamos trabalhando incessantemente, conforme orientação da prefeita, para levar mais mobilidade e qualidade de vida para o máximo de raposenses e visitantes. 
Até o fim do ano, teremos mais ruas pavimentadas com o programa Mais Asfalto e, também, com recursos próprios. A intenção é priorizar bairros que se encontram em estado de vulnerabilidade por conta das fortes chuvas e da falta de investimentos em infraestrutura ao longo dos anos", afirma.

Fonte: Adrianinho Mais

Programação junina do Sesc: um balaio de cores, ritmos e tradições

$
0
0
O Maranhão apresenta um rico legado cultural com um repertório de manifestações folclóricas derivadas das tradições africanas, indígenas e portuguesas. E no São João essa pluralidade se apresenta com mais força e se traduz em uma grande festança repleta de cores, ritmos e sotaques. Fortalecendo e desvendando nossos ritmos, o Sesc saúda o São João e convida a todos para o tradicional Balaio de Sotaques, uma diversificada mostra artística aberta ao público que reúne brincadeiras e shows com artistas e grupos locais.
Com apresentações de bumba meu boi, tambores de crioulas, danças portuguesas, dança do lelê, dança do pela porco, cacuriá, quadrilhas estilizadas, danças do coco e shows com artistas e grupos locais, a agenda junina do Sesc deste ano acontece no Sesc Turismo, com o batizado do Boi Brilho do Sesc no Dia de Santo Antônio (13) e apresentações nos dias 22,23,24,26 e 27 de junho, no Sesc Comunidade (Raposa) no Dia de São João (24), em Caxias nos dias 08 e de 10 a 16 de junho e em Itapecuru nos dias 20 e 21 de junho.
Trabalhando em prol da preservação e avivamento das tradições juninas maranhenses ao longo dos anos, o Sesc é um dos principais difusores de manifestações folclóricas que fazem parte da história cultural do Maranhão. E dentre elas está um dos mais tradicionais sotaques de bumba meu boi: o Costa de Mão. Grande homenageado do São João 2018, esse sotaque conta com o incentivo do Sesc e participa da programação do Balaio de Sotaques desde 2015. 
Originário da região do município de Cururupu, ele apresenta um ritmo cadenciado marcado por instrumentos de percussão, como caixa, maracá e pandeiro, e a batida realizada com a costa da mão. Na cultura popular maranhense, ao lado do sotaque de zabumba, representa a identidade do povo negro dentro do bumba meu boi. Segundo o último levantamento realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan) apenas seis grupos ainda estão em atividade e desses somente quatro fizeram apresentações públicas em 2017, uma delas no Sesc.
Nesta edição do Balaio de Sotaques, a instituição dá continuidade ao seu trabalho de valorização das nossas raízes culturais por meio do resgate histórico e da vivência de danças populares maranhenses tombadas como patrimônio imaterial a partir da realização de duas oficinas de cultura popular na Unidade Sesc Deodoro: Oficina na Punga de Sotaques e Oficina Dançando com Caboclo de Pena, que acontecem entre os dias 14 e 16 de junho.
Convide toda a família e os amigos e venha aproveitar o período mais animado do ano no Sesc. Além das atrações artísticas, no Balaio de Sotaques você encontra segurança, comidas típicas a preços acessíveis, lazer e orientações preventivas na Barraca da Educação em Saúde.
Toda a programação do Sesc é gratuita, mas especificamente na Unidade Turismo, localizada no Olho D’Água, este ano os visitantes vão se unir ao Sesc na nobre causa de combater a fome e desnutrição, importante missão social desempenhada há mais de dez anos pelo Programa Mesa Brasil no Maranhão. Para participar da nossa festança cada um deve contribuir com 1 quilo de alimento não perecível na entrada do evento.

Programação
Sesc Turismo
Dia 13/06
17 às 18h – Tambor de crioula do grupo TSG do Sesc Deodoro
18h às 19h - Batizado do Boi Brilho do Sesc
19h às 20h - Boi de Sonhos
Dia 22/06 (sexta-feira)
Local: Jardim
19h às 21h - Forró pé-de-serra – Forró Bom Demais
21h às 23h - Show com Alysson Ribeiro
Local: Ginásio
20h - Tambor de Crioula do Laborarte
21h - Boi União da Baixada
22h - Boi de Brilho da Ilha
23h - Boi de Nina Rodrigues
Dia 23/06 (sábado)
Programação Balaio de Brincadeiras
15h às 16h - Brincadeiras de barraca
16h às 16h30 - Contação de História com Grupo Xama Teatro
16h30 às 17h - Lançamento do livro infantil “A lenda do Bumba-Meu-Boi” e conversa com o autor João Rubens Carvalho
17h às 18h - Cia Encantar
Local: Jardim
19h às 21h - Forró pé-de-serra:
Chiquinho do Acordeon/Xote Baião
21h às 23h - Show com Daffé
Local: Ginásio
19h - Quadrilha da Feliz Idade -TSG/Caxias
20h - Boi Brilho do Sesc
21h - Cacuriá de Dona Teté
22h - Quadrilha Junina Beija Flor dos Cocais
23h - Cia Barrica


Dia 24/06 (domingo)
Local: Praça do Sol - Sesc Turismo
11h30 às 13h30 - Show com Ana Tereza Cunha
Local: Jardim
19h às 21h - Forró pé-de-serra – Kambada do Forró
21h às 23h - Show com Ruam Duanny
Local: Ginásio
19h – Boi de Axixá
20h - Dança do Coco Pirinã
21h - Show Alexandra Nicolas
22h - Dança Portuguesa Eterna Magia da Vila Real
23h às 00h - Boi Unidos de Santa Fé
Dia 26/06 (terça-feira)
Programação do TSG / Grupo Social de Idosos / Sesc Deodoro
Local: Ginásio Sesc Turismo
15h às 17h - Atrações convidadas pelo
Trabalho Social com Grupo/TSG
17h - Show “Forró Bodó para São João” com Godinho
18h às 18h30 - Dança Baile de Caixa
18h30 às 19h - Boi Brilho do Sesc
Local: Jardim
19h às 21h - Forró pé-de-serra - Marconi em pé de serra
21h às 23h - Show com Zé Lopes
Local: Ginásio
20h - Boi da Fé em Deus
21h - Boi Rama Santa
22h - Quadrilha Asa Branca
23h - Boi de Morros
Dia 27/06 (quarta-feira)
Local: Jardim
19h às 21h- Forró pé-de-serra - Chico Nô e Zé Paulo
Local: Ginásio
20h - Baião de Seis / Gamar
21h - Dança do Lelê de São Simão
22h - Show de Tião Carvalho
23h - Boi de Maracanã
Sesc Deodoro
Dias 14, 15 e 16/06
Oficina “Dançando com Caboclo de Pena”
Local: Ginásio do Sesc Deodoro
Oficineiro: João Vitor Rodrigues Carneiro (Caboclo de Pena do Bumba-Meu- Boi de Maracanã)
Horário: 17h às 20h
Dias 14 e 15 /06
Oficina de Tambor de Crioula “Na Punga de Sotaques” do Grupo Laborarte
Local: Ginásio do Sesc Deodoro
- Oficina 01/Horário: 9h às 11h
- Oficina02/Horário: 15h às 17h
Raposa
Dia 24/06
Local: Comunidade Sesc Raposa

19h - Boi Encanto de Itapari (O)
20h às 20h30 - Dança Portuguesa Acadêmicos de Morros
20h30 às 21h - Cacuriá Adolescentes Seguidores de Cristo
21h - Boi de Axixá (O)
Sesc Caxias
Dia 08/06
Local: Praça da Matriz

10h - Grupo Musical “Trio Maranhense”
Dia 10/06
Local: Feirinha da Gente
10h - Grupo Musical “Trio Maranhense”
Dia 11/06
Local: Arraial do Bairro Galiana
19h - Grupo Musical “Trio Maranhense”
Dia 12/06
Local: Festejo de Santo Antônio / Bairro Ponte
19h - Grupo Musical “Trio Maranhense”
Dia 13/06
Local: Festejo de Santo Antônio / Bairro Ponte
19h - Grupo Musical “Trio Maranhense”
Dia 13/06
Local: Caxias Shopping
19h - Quadrilha Estrela Junina
20h - Quadrilha Junina Flor de Mandacaru
Dia 14/06
Local: Ginásio de Esportes João Castelo
19h - Quadrilha Caboclinhos do Sertão (Educação Infantil)
19h30 - Quadrilha Anjos da Noite
20h - Reisado Encanto da Terra
20h30- Bumba-Meu-Boi Canário Verde
21h30 - Quadrilha Junina Sai de Baixo
22h - Dança Portuguesa Raízes de Portugal
Dia 15/06
Local: Ginásio de Esportes João Castelo
19h - Boi Mimoso (Educação Infantil)
19h30 - Quadrilha Flor do Sertão Mirim
20h - Carimbó Vem Comigo
20h30 - Quadrilha Amor Junina
21h – Bumba Meu Boi Mimo de São Jorge (Timon-MA)
22h – Quadrilha Junina Beija Flor dos Cocais (Caxias-MA)
22h30 – Bumba-Meu-Boi Império da Afocus (Urbano Santos-MA)
Dia 16/06
Local: Ginásio de Esportes João Castelo
19h – Quadrilha da Feliz idade (TSG– Sesc Caxias)
19h30– Quadrilha Os Pimentinhas Mirim (Caxias-MA)
20h – Quadrilha Tamarineiro do Cangaço (Caxias-MA)
20h30 – Quadrilha Junina Zé da Roça (Caxias-MA)
21h – Carimbó Flor de Liz (Timon-MA)
21h30– Cacuriá Assacana (São Luís- MA)
22h30 – Bumba Meu Boi Encanto do Olho D'Água (São Luís-MA)
Sesc Itapecuru
Dia 20/06
19h - Quadrilha do PHE (crianças do PHE)
19h30 - Dança Portuguesa Pérola Negra
20h – Bumba Meu Boi Encantos do Itapari
20h40 - Tambor de Crioula de São Benedito
21h10 - Quadrilha Beija Flor dos Cocais
21h50 – Bumba Meu Boi Mocidade Alegre


Dia 21/06
19h - Cacuriá do Sesc Ler (alunos da EJA)
19h30 - Dança Portuguesa Raízes de Portugal
20h - Companhia Raízes da Ilha (Baile de Caixas)
20h40 – Quadrilha das Rosas
21h10 – Bumba Meu Boi Império da Afocus
21h50 - Cacuriá Estrela do São Francisco

Vereadores e lideranças se reúnem em apoio à Márcio Honaiser em João Lisboa

$
0
0
Em meio à programação junina de João Lisboa, a classe política de se reuniu na casa da ex-vereadora Diva Borges e sei marido Edmilson, para dialogar sobre as demandas do município e da região e apoiar o projeto de Márcio Honaiser, pré-candidato a deputado estadual.

O vereador Branco da Lisboa comemorou o sucesso do evento. "Uma reunião muito produtiva, muitas pessoas como nós, acreditando no projeto do Márcio, que tem credibilidade e está disposto a servir o povo de João Lisboa", avaliou.

Mais de 300 pessoas participaram do encontro, entre lideranças, grupos culturais, empresários, produtores, com destaque para a participação do deputado federal Deoclides Macedo e do ex-deputado, ex-prefeito e personagem histórico  de João Lisboa, doutor Sálvio Dino, pai do governador Flávio Dino.  

"Este evento é uma demonstração clara de que João Lisboa continua altamente preocupada com o nosso destino. Márcio é um jovem empreendedor do Sul do Maranhão, e está unido com as duas pontas de sua vida pública ligadas ao meu filho. Fico satisfeito e orgulhoso de dizer que Márcio é um dos 'Cavaleiros da Távola Redonda' do Flávio. Eu acredito nesse naipe de homem público, que está voltando para o bem servir do Sul do Maranhão", disse doutor Sálvio. 

Com um trabalho consistente realizado no munípio e na região enquanto esteve à frente da Sagrima, incentivando pequenos e médios produtores nas cadeias de leite, bovinocultura de corte e hortifrucultura, colocando a produção leiteira da região acima da média nacional, Márcio Honaiser recebe agora o reconhecimento por essas realizações. "Fico muito feliz de ver tamanha receptividade das lideranças e da população de João Lisboa, por quem tenho carinho especial, pois é a cidade de um de meus grandes amigos, Edjahilson Souza. Podem contar comigo", agradeceu Honaiser.

"Estamos abraçando a pré-candidatura de uma pessoa jovem, comprometida com João Lisboa e com o Maranhão. É muito importante, em um momento em que as pessoas andam desacreditadas com a política, saber que as pessoas podem confiar neste grupo", afirmou o vereador Marconi.

Sesc lança seletivo para profissional da área de tecnologia da informação

$
0
0
O Serviço Social do Comércio (Sesc) lançou edital para a contratação de profissional da área de tecnologia da informação. Com uma vaga para início imediato e 10 para cadastro de reserva, os candidatos devem apresentar graduação superior (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistema de Informação e/ou equivalentes) e experiência mínima de 6 meses no desenvolvimento de sistemas e/ou redes e infraestrutura. As inscrições serão realizadas de 13 a 15 de junho, na Coordenação de Gestão de Pessoas, Unidade Sesc Administração, das 8h30 às 11h30 e das 14 às 16 horas.

 Os candidatos devem apresentar cópia e originais dos seguintes documentos: ficha de inscrição preenchida (disponibilizada no site do Sesc no Maranhão), uma foto 3 x 4 colorida e recente, diploma ou certidão de ensino superior completo, currículo atualizado, RG e CPF, carteira de trabalho e previdência social (páginas de identificação e qualificação civil), documento que comprove experiência na área (6 meses) e certificados de cursos de capacitação e aperfeiçoamento na área (não obrigatório, mas é contabilizado para a análise de títulos). Os candidatos com deficiência devem apresentar também no ato da inscrição laudo médico (original ou cópia autenticada), emitido nos últimos dozes meses, que ateste a espécie e o grau da deficiência.

Nas especificações do cargo estão a jornada de 40 horas semanais, salário bruto de R$ de 4.217,00, vale transporte, refeição subsidiada, auxílio alimentação, assistência médica e seguro de vida em grupo.  Já as etapas do seletivo incluem análise de documentos entregues no ato da inscrição, prova de conhecimentos e entrevista. O resultado final está previsto para o dia 10 de agosto. Para mais informações acesse o edital completo no www.sescma.com.br ou entre em contato pelo telefone (98) 3215-1529.

Toca Serra Recebe apoios em Zé Doca e Pindaré.

$
0
0
Neste Sábado dia 09/06 o pré candidato a Deputado Estadual Toca Serra do PEN cumpriu uma extensa agenda de visitas aos municípios de Zé Doca e Pindaré, onde recebeu várias manifestações de apoio ao seu projeto Político, a tarde em Zé Doca Toca recebeu o apoio dos ex candidatos a Vereadores Irmão Vicente e Dona Nega, do Micro Empresário Antonio do Remédio e da Família da Dona Maria da Vila do Bec.

Já a noite em Pindaré, toca serra participou de um Jantar na residência do Pecuarista Claudenir Ribeiro, onde na oportunidade conversou com várias Lideranças Políticas e Comunitárias, como ex candidatos a Vereadores, presidentes de associações e líderes evangélicos, que ao final do encontro declararam apoio a pré candidatura de Toca Serra a Deputado Estadual.

Em seguida a comitiva participou do Arraial do Zé Serejo, um espaço de valorização da Cultura Popular Maranhense , este evento já está na sexta edição e é organizado pelo Jovem Gislay Serejo, filho do Senhor Zé Serejo que é presidente de um grupo folclórico de Bumba meu Boi sotaque de matraca, e desde de 2014 a família Serejo apoiam o projeto político de Toca Serra.

CÚPULA DE SEGURANÇA DESTACA HOMENAGEM DE TÍTULO DE CIDADÃO MARANHENSE AO DPC DICIVAL GONÇALVES

$
0
0
O Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela, participou da Solenidade de homenagem de entrega de título de Cidadão Maranhense ao delegado da Polícia Civil, Dicival Gonçalves da Silva, natural de Recife (PE). A entrega foi realizada na manhã desta quinta-feira (07), no plenário Nagib Haickel na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, o título foi concedido por meio do Projeto de Resolução Legislativa 857/18. Além do Delegado, também foi entregue a Medalha do Mérito Legislativo aos tenentes-coronéis Pedro Augusto Brandão e Maurício Robson Bezerra.
O reconhecimento foi uma iniciativa do deputado Vinícius Louro (PR), para a entrega do título de Cidadão Maranhense e entrega da Medalha do Mérito Legislativo aos tenentes-coronéis Pedro Augusto Brandão e Maurício Robson Bezerra. Uma homenagem aos policiais os quais têm prestado relevantes serviços ao Maranhão.
“Sem dúvida nenhuma, é uma justa homenagem ao Dr. Dicival. Ele é um grande amigo e tem o respeito da sociedade civil. Este é um dia de alegria para a Polícia Civil do Maranhão para o sistema de segurança como um todo, pois temos um colega sendo homenageado. O que tem dedicado em prol da Polícia Civil, fez com que chegasse aonde chegou”, disse o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela.
O Delegado e coordenador do Programa Pacto pela Paz Dicival Gonçalves, lembrou que o programa “Pacto pela Paz” foi instituído pelo governador Flávio Dino, via Lei 10.387/15, e que seu objetivo é difundir a cultura da paz, a pacificação social, a cultura dos direitos humanos e o respeito às leis e à interlocução, em que as forças de segurança passam a interagir com as comunidades dos bairros e das cidades maranhenses.
Para o Deputado Vinícius Louro, “são pessoas que realmente merecem esse reconhecimento. Eu fico muito honrado, pois todos os deputados votaram dentro da CCJ, para que essas honrarias fossem concretizadas, pois são pessoas que realmente merecem esse reconhecimento. O Delegado Dicival Gonçalves, contribuiu bastante nas investigações de crimes ocorridos no estado e foi um superintendente que trouxe soluções para muitos crimes. Então, é mais do que justa essa homenagem”.
“ É uma honra incomensurável poder receber o título de cidadão maranhense. Esse título nos engrandece.  Trabalhei em alguns municípios maranhenses e, depois de 12 anos, recebo essa comenda, o que mostra que servir faz bem e que quando a gente menos espera, é reconhecido.  Eu agradeço ao povo do Maranhão, aos municípios por que passei atuando como delegado titular e também à população, que, tenho certeza, tocou o coração do deputado Vinícius Louro, o estimulando a encaminhar a propositura”. Palavras do DPC, Dicival Gonçalves, coordenador do programa Pacto Pela Paz.
O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Jorge Luongo, destacou a valorização da integração pela atual gestão estadual. “Hoje, os resultados na segurança pública advêm do trabalho de homens e mulheres de todas as polícias integradas e, juntos, com esse resultado positivo, nada mais justo do que homenagear o Delegado Dicival Gonçalves, hoje coordenador do ‘Pacto pela Paz’, e também os Coronéis Brandão e Robson, com as medalhas pelo trabalho por eles desempenhado”.
A solenidade contou com a presença dos deputados Wellington do Curso (PSDB) e Marco Aurélio (PCdoB); do ex-deputado Raimundo Louro; do secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela; do Delegado Geral da Polícia Civil, Leonardo Diniz; do comandante da Polícia Militar, Jorge Luongo; de membros das polícias civil e militar, além de convidados e alunos do Colégio Militar Tiradentes.

COORDENADORA DO FONASC.CBH DÁ PALESTRA EM ESCOLA PÚBLICA SOBRE GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

$
0
0
Cerca de duzentos alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental da escola pública estadual João Paulo II ouviram atentamente a palestra da vice-coordenadora nacional do Fonasc.CBH, Thereza Christina Pereira Castro sobre a importância da gestão dos recursos hídricos. O evento que aconteceu na tarde de ontem, dia 06, no auditório da escola fez parte das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente.
Acompanhada da professora Ana Ferreira, que é membro do Fórum de Mudanças Climáticas, a coordenadora Thereza Christina apresentou aos estudantes o manual da água, com um conteúdo que mostra o uso da água na produção de bens de consumo, os impactos do aquecimento global, a falta de água gerou e vai gerar guerras, o desperdício de água, bem como tratou da importância de cuidar bem do lixo, de plantar árvores e preservar os recursos hídricos.
Na ocasião Thereza Christina relatou a experiência do Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana e incentivou os alunos a desenvolverem projetos ambientais. Os alunos, então, na oportunidade, apresentaram o projeto de preservação do rio Gangan, demonstrando que o rio pede socorro. Foi com esse projeto, que a escola participou das etapas da Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente e o aluno Juan Luís Azevedo foi um dos delegados eleito para representar o Maranhão da etapa nacional da Conferência. Thereza parabenizou a escola e os alunos pela iniciativa.
“Estamos aqui cumprindo com nosso dever de levar a informação e incentivar o dialogo e o debate entre os estudantes, para que eles desenvolvam um olhar crítico e mais analítico do mundo. Eles são as pessoas que amanhã vão pensar as nossas cidades e o nosso País. Independentemente da profissão que escolherem, eles precisam estar cada vez mais conscientes de sua atuação na sociedade sempre com o olhar para o meio ambiente e os recursos hídricos”, disse Thereza Christina.
Ao final da palestra, a coordenadora do Fonasc.CBH presenteou aos alunos que interagiram durante a palestra e também doou três importantes livros sobre os recursos hídricos para a biblioteca da escola.

Escola de Governo do Maranhão inicia programa de estágio em parceria com a UFMA

$
0
0

A Escola de Governo do Maranhão (EGMA) iniciou as atividades do Programa de Estágio do Curso de Pedagogia em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Por meio dessa ação, alunos do curso de Pedagogia da UFMA iniciaram estágio na instituição. 

A diretora da EGMA, Ceiça Nascimento, e a supervisora pedagógica, Selma Duailibe, receberam os estagiários em um encontro de boas-vindas na sexta-feira (8). As gestoras apresentaram as atividades e estratégias para construção do projeto político pedagógico da EGMA e esclareceram dúvidas acerca da estrutura organizacional e do funcionamento da instituição.

Para Ceiça Nascimento, a satisfação da EGMA em receber esses novos estagiários é imensa. “São estudantes cheios de ideias, sonhos e desafios. Estamos felizes em saber que somaremos juntos pela capacitação dos servidores estaduais”, declarou.

Os estagiários prestarão serviços na EGMA por um período de quatro meses, no regime de estágio curricular. A universitária Karoline Cunha, que vai atuar na Gestão de Sistemas Educacionais, avalia o momento como uma grande oportunidade de aprendizado. “Esse é um momento de articulação entre a teoria e a prática. Dessa forma, o estágio na EGMA, como uma instituição que capacita os servidores públicos do Estado do Maranhão, nos proporciona outro olhar pedagógico na perspectiva educacional, configurando uma porta que o Governo nos abriu para que pudéssemos somar junto com o quadro de servidores estaduais”, afirmou.

De acordo com Josué Viana, também universitário de Pedagogia, o estágio abre várias possibilidades pedagógicas dentro da gestão pública. “De grande valia estagiar na Escola de Governo do Maranhão, pois estamos tendo a oportunidade de vivenciar uma experiência única na relação direta com a gestão estadual, no que tange ao ensino. Desse modo, iremos adquirir novos conhecimentos e a partir dessa vivência ter um novo olhar para a formação pedagógica”, comentou.

Para Lucas Brasil, o estágio é um marco em sua experiência formativa. “Estou muito satisfeito em estagiar na Escola de Governo do Maranhão. Vejo na EGMA uma oportunidade de aprendizagem riquíssima no campo de capacitação do servidor público. Fazer parte dessa história é um privilégio”, disse.


PMMA REALIZA AÇÃO SOCIAL NA VILA MARANHÃO

$
0
0
Em comemoração aos 16 anos de atuação do Programa Educacional de Resistência as Drogas e à Violência – PROERD – no Maranhão. A Polícia Militar do Maranhão por meio do Comando de Segurança Comunitária e a Coordenação Estadual do PROERD realizou durante toda a tarde desta segunda-feira (11) uma ação social na UEB Gomes de Sousa na Vila Maranhão que contou com o apoio do Instituto Fernandes Pantera.
Durante o evento foram oferecidos serviços como: atendimento médico, nutricionista, enfermeiros, corte de cabelo, aferição de pressão, designer de sobrancelhas, massagem corporal,entre outros.
  
O Proerd é um programa primário de combate ao uso de drogas e violência, o programa é coordenado e ministrado por policiais militares capacitados para trabalhar com crianças nas séries iniciais em escolas públicas e privadas.
Todos juntos por nossas crianças.

Operações das Polícias Civil e Militar buscam policiamento de resultado nas áreas mais atingidas pelo crime

$
0
0
Operações Integradas de Segurança Pública, visando o policiamento de resultados, serão realizadas em todo o Maranhão, conforme planejamento elaborado durante reunião realizada na manhã de hoje no gabinete do Secretário de Estado de Segurança Pública, Dr. Jefferson Portela, da qual participaram o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Jorge Luongo e o Superintendente de Polícia Civil da Capital, Breno Galdino de Araújo, dentre outras autoridades.
O coronel Jorge Luongo explicou que hoje existem condições de fazer operações a partir de estatísticas referenciais das áreas mais atingidas pela criminalidade. É o que o coronel chama de “policiamento de resultados” que acontece a partir do compartilhamento de informações entre as forças policiais para o ajuste de ações integradas.
Através dessas operações, as polícias civil e militar poderão identificar as áreas mais vulneráveis à criminalidade, garantindo o cumprimento de mandados de prisão em aberto, o monitoramento de segurança de cada área, bairro ou rua, através de ocorrências e ações diferenciadas.
O comandante da PM explicou que essas, como outras operações já efetivadas, vão se dar sob gestão compartilhada das polícias Civil e Militar e que o regime de integração policial praticado hoje no Maranhão é referência e exemplo para outros estados da Federação.
O Superintendente de Polícia Civil da Capital, Breno Galdino de Araújo declarou que as operações têm o objetivo de efetivar o que for produzido pelos serviços de inteligência, identificando, de posse dos dados, os principais focos de criminalidade no Estado. Trata-se, segundo ele, de não se limitar apenas ao policiamento repressivo, mas atuar de forma incisiva nas áreas mais atingidas, identificando criminosos nos pontos mais críticos de cada área, através do georeferecniamento de atividades criminais. Breno Galdino disse que a reunião realizada nesta manhã de terça-feira teve o objetivo de alinhavar todos esses pontos e efetivar essa maior integração.
Integradas a essas operações estarão as diversas Superintendências de Polícia - Superintendência de Polícia Civil da Capital, Superintendência de Polícia Civil do Interior, Superintendência Estadual de Investigações Criminais, Superintendência Estadual de Combate ao Narcotráfico e Superintendência de Homicídios e Proteção a Pessoas e Superintendência de Polícia Técnico Científica.

POLÍCIA MILITAR REALIZA SOLENIDADES DE ANIVERSÁRIO DE 182 ANOS DE CRIAÇÃO

$
0
0
Condecorações, homenagens e programação cultural marcam as solenidades de aniversário de 182 anos da Polícia Militar que aconteceram nesta sexta-feira (15) em São Luis. Na solenidade no quartel do comando geral, no Calhau, às 7h30, o comando da corporação realizou a condecoração dos policiais militares com medalhas de tempo de serviço policial militar, de 10, 20 e 30 anos, de mérito operacional e da maior comenda da corporação, Medalha Brigadeiro Falcão.
Sargento Marcos Galeno recebe Medalha Brigadeiro Falcão
Em todo estado mais de mil policiais militares foram homenageados. Entre eles, 886 foram condecorados com medalhas de tempo de serviço policial militar, de 10, 20 e 30 anos, 112 com a medalha de mérito Operacional e 266 com a medalha Brigadeiro Falcão. A maioria dos policiais militares que servem na capital receberam suas medalhas durante a solenidade, os demais receberão em suas unidades em formaturas semelhante a esta.

“É muito gratificante ser reconhecido pelo nosso trabalho, nos motiva a continuar com nossa missão de preservar e manter a ordem pública”, comentou o sargento Marcos Galeno, que recebeu a medalha Brigadeiro Falcão.

Durante a solenidade o secretário de segurança, Jefferson Portela, o comandante geral da PMMA, coronel Jorge Luongo, o subcomandante geral da Corporação, coronel Pedro Ribeiro e mais três coronéis alto comando da Instituição receberam a medalha Missão de Paz do Batalhão de Suez.

SOLENIDADE CULTURAL
Ainda na noite de sexta-feira (15), às 19h, o teatro Arthur Azevedo foi o palco escolhido para a solenidade de entrega da Medalha Brigadeiro Falcão às autoridades civis, militares e convidados. Além da apresentação da Banda de Música da Corporação, os convidados assistiram shows de cantores da terra, apresentações culturais e diversas homenagens a Instituição.
Coronel Luongo condecora o comandante do 24º BIS com a Medalha Brigadeiro Falcao
Foram 182 homenageados com a medalha Brigadeiro Falcão, entreeles, autoridades do Executivo estadual e municipal, autoridades do judiciário, integrantes do Ministério Público, autoridades eclesiásticas, das Forças Armadas e Auxiliares, oficiais e praças de Policias de outros Estados da federação. Também foram condecorados profissionais da imprensa, professores, empresários, lideranças comunitárias e outros, que se destacaram em relevantes trabalhos em prol da polícia militar, da segurança pública e da sociedade maranhense.

Para o cabo Laurindo, personagem militar interpretado pelo soldado Felipe, da Polícia Militar do Estado da Bahia, é uma emoção muito grande ser condecorado com a maior comenda da Polícia Militar do Maranhão. “Estou muito feliz pela honraria, levarei no peito a Medalha Brigadeiro Falcão e no meu coração levarei para sempre a PMMA. Muito obrigado a todos os profissionais de segurança do Estado!, disse o militar.

O coronel Jorge Luongo, comandante Geral da Polícia Militar, parabenizou todas as personalidades e militares que foram agraciados com a comenda e falou sobre o grande momento vivido pela Corporação. “Agradeço e parabenizo todos os condecorados que diariamente nos ajudam no combate ao crime. Agradeço também ao governo do estado pela confiança e pelos investimentos aplicados na segurança pública. Hoje, nossa polícia está mais próxima do cidadão e é referência nacional no combate a criminalidade”, disse o comandante.

O oficial finalizou agradecendo a todos os policiais militares da Corporação que dignificam e honram diariamente esses 182 anos de criação da PMMA.
Durante todo mês de junho a corporação promove uma vasta programação com eventos de atividades voltadas para o público em geral, dentre eles; competições esportivas, cerimonias religiosas, apresentações da Banda de Música da Corporação, ações sociais e demonstrações de equipamentos e material com a história da PMMA em shopping da capital.

BREVE HISTÓRICO
Ao longo dos seus 182 anos, a PMMA, como cumpridora de suas missões constitucionais,tem se consolidado como um dos sustentáculos do Estado Democrático de Direito, inspiradano mais absoluto respeito à vida, a integridade física e a dignidade da pessoa humana.

No âmbito de suas missões, desenvolve a filosofia do policiamento comunitário em permanente integração com a sociedade, visando à preservação da ordem pública promovendo a proteção e o auxílio ao cidadão, à comunidade e ao patrimônio.

A Polícia Militar do Maranhão está presente nos 217 municípios maranhenses, atualmente é comandada pelo Cel PM Jorge Allen Guerra Luongo, que conduz a Corporação no cumprimento das suas missões constitucionais. 

Tendo para tanto, três grandes Comandos de Policiamento de Área Metropolitana, um Comando de Segurança Comunitária, um Comando de Policiamento Especializado, localizados na capital, e no interior do Estado, oito Comandos de Policiamento de Área, distribuídos entre Batalhões, Companhias Independentes e Destacamentos Policiais, executando as mais diversas modalidades de policiamento (motorizado, montado, de mananciais, aéreo ea pé). Possui, também, em seus quadros administrativos as Diretorias e Seções, que dão o suporte na logística e no assessoramento para a atividade fim e no processo decisório.

RAPOSA: Educação faz avaliação e traça ações e estratégias para o segundo semestre letivo

$
0
0

A secretária-adjunta de Educação da Prefeitura de Raposa, Tânia Santos, se reuniu com os gestores e supervisores escolares da rede pública municipal de ensino e faz avaliação positiva das ações realizadas pela SEMED neste primeiro semestre.

O encontro da Educação serviu também para traçar ações, estratégias e logísticas para o segundo semestre, uma vez que a partir do dia 10 de agosto começa o novo período letivo.

A secretária-adjunta destacou a preocupação da prefeita Talita Laci em priorizar a educação em sua gestão.

Na ocasião, a secretária-adjunta, além de parabenizar os gestores e supervisores escolares municipais, falou ainda sobre a realização do 1º Fórum do Selo UNICEF no município e aproveitou para anunciar um momento de confraternização da equipe, que ela classificou de maravilhosa e eficiente.

 

Fonte:waldemarter

Eliziane Gama mostra força política no lançamento da pré-candidatura em São Luis

$
0
0
A deputada federal Eliziane Gama (PPS), mostrou força política ao lançar sua pré-candidatura ao Senado Federal neste sábado (16), no Rio Poty Hotel, bairro da Ponta d´areia em São Luís. Ao lado do governador Flávio Dino (PCdoB), do vice Carlos Brandão (PRB) e do outro pré-candidato ao Senado Federal, Weverton Rocha (PDT), a parlamentar declarou que deseja manter sua trajetória na política defendendo o Maranhão no Congresso Nacional.

Com dois mandatos de deputada estadual e um de deputada federal, Eliziane Gama apontou elementos que comprovam a capacidade técnica e política dela para representar o Maranhão na Câmara alta do parlamento brasileiro.

Durante o lançamento da pré-candidatura, Eliziane Gama relembrou de forma emocionada a sua trajetória de vida. Menina pobre nascida no interior do Maranhão que veio a São Luís realizar o sonho de ter um curso superior e se formou em jornalismo na Universidade Federal do Maranhão.

Além da classe política, Eliziane Gama foi prestigiada por representantes de movimentos sociais como a União das Mulheres do Estado do Maranhão, sindicalistas e o movimento indígena. Também esteve presente, o presidente da Convenção das Assembleias de Deus do Maranhão, Pedro Aldir.

Entre os políticos destaca-se a falas do vice-presidente da Famem, Miltinho Aragão, prefeito de São Mateus; o presidente do PCdoB, Márcio Jerry; o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior; do deputado federal Weverton Rocha e o governador Flávio Dino e muitos outros.
Viewing all 1272 articles
Browse latest View live




Latest Images